"Que SUV é melhor, o Honda CR-V ou o Hyundai Santa Fé?"

"Olá, Gustavo,

Acabei de ver sua sugestão para a Eliane e resolvi pedir sua ajuda. Estou interessado em um SUV, mas estou com algumas dúvidas.

Minha necessidade é absolutamente urbana, não faço trilhas. Gostaria de um SUV simplesmente pela beleza, mas principalmente pela segurança (meu segundo filho nasceu há alguns dias).

Há alguns meses que venho acompanhando alguns modelos, e havia decidido pelo CR-V EX (não pelo 4x4, mas pelos seis airbags e pelo painel central, bem mais bonito que o do LX). Acredito que, na comparação com Tucson e Sportage, o CR-V é um carro mais "confiável" (é um pouco de preconceito com os coreanos, admito, mas vários familiares têm Toyota e Honda e nunca deram problema) e, por que não dizer, mais sofisticado.

A questão é que agora o Santa Fé está pelo mesmo preço do CRV (R$ 99 mil). Apesar de achar um design fantástico, me preocupa o consumo (cerca de 2 km/l a menos que o CR-V) e a desvalorização (não entendo como baixou de R$ 120 mil para R$ 99 mil em tão poucos meses). Será que não mudará em 2011 (quando completar 5 anos deste design)? É brabo comprar um carro agora (abril 2009) e em julho de 2010 eles lançam o novo modelo.

Eu me interessei pelo Outlander 4x2, mas já li que deve mudar a frente (igual à do Lancer).

Ficou imensa a pergunta, admito, mas acredito que esta dúvida é de muitos. Agradeço antecipadamente sua sugestão.

Abraço,

Felipe Zerwes, Porto Alegre, RS"


Como é que você vai, Felipe? Obrigado pela confiança e pela audiência.

Se você viu a consulta à Eliane, também deveria dar uma espiadinha da que a Flávia Vasconcellos fez. Ali eu falo um pouco sobre essa coisa de SUV, ou utilitários esportivos, como eu prefiro chamá-los, serem mais seguros. Isso é mito.

Por terem um centro de gravidade mais alto, eles oferecem menos controle do que um carro comum e estão mais sujeitos a capotar, por exemplo. De todo modo, veículos com menos massa, em choque com veículos maiores, sempre levam a pior. Se é esse o aspecto de segurança que você almeja, entendo, mas é bom você lembrar que, comprando um veículo com mais massa do que você precisa, você coloca em risco as pessoas que usam carros menores do que o seu, além de gastar mais combustível. Pense a respeito.

Uma recomendação para quem procura segurança é recorrer aos veículos da Volvo. Eu, aliás, recomendaria a você a XC70, uma perua extraordinária. O problema dela pode ser o preço. Nova, ela custa R$ 193 mil.



Se você ainda quiser um utilitário esportivo, outra boa opção dentro da Volvo é o XC60, que tem preço excelente pelo que oferece: R$ 138,5 mil. Recém-lançado, ele corre pouco risco de desvalorização causada por mudanças na linha. Entendo que também possa estar acima do orçamento, mas é um veículo muito bom em termos de segurança.



Ficando apenas nas opções que você cogitou, tanto o Honda CR-V quanto o Hyundai Santa Fé ganharam a premiaçõa IIHS Top Safety Picks, do Insurance Institute for Highway Safety, nos EUA. Na tabela, o Santa Fé ainda aparece custando R$ 129,9 mil. Portanto, se você conseguir comprá-lo por R$ 99 mil, que é o preço de um Tucson, vale a pena, até porque o Santa Fé é maior do que o CR-V e oferece mais espaço interno. O Hyundai tem uma rede de assistência menor e que é bastante criticada pelo atendimento que presta, mas o carro é conhecido por ser robusto e bastante bom.

De todo modo, considerando que você se preocupa com consumo, volto a dizer que um SUV pode não ser a melhor opção para você. Modelos altos, além de mais sujeitos a capotamentos, são também mais gastões. Se forem 4x4, então, pode jogar a conta com o posto de gasolina lá para cima.




Se você quiser pensar um pouco melhor a respeito, a VW está para lançar no Brasil, agora em abril, o Tiguan, mas não espere que ele custe menos do que o Volvo XC60, o que seria natural. Se chegar a um valor mais baixo, pode ser outra escolha a considerar. Virá com motor com injeção direta de combustível, mais econômico, e com um desenho que vai demorar a envelhecer.




Com relação a sua preocupação com mudanças, tanto o CR-V quanto o Santa Fé, lançados em 2007 lá fora, devem mudar mais ou menos em 2012, que é quando eles completam seis anos de mercado.

Espero ter ajudado, Felipe. Faça uma excelente compra.

Um abraço,

Gustavo