"Preciso de um carro para a família e para o trabalho. Qual devo comprar?"

"Tenho R$ 60 mil para comprar um carro, mas estou numa dúvida cruel. Preciso de um carro para familia, mas tb preciso de um carro para trabalho. Tenho uma livraria e pego muitas caixas de livros.

Queria um carro que não se desvalorizasse muito, tivesse manutenção barata e baixo consumo. Fico na duvida se compro dois carros, um zero e um seminovo, ou se gasto tudo num só.

Tenho que resolver essa semana. Fiquei pensando em comprar só uma picape para aproveitar a redução de IPI. No final do ano eu compraria um outro carro para passeio, pois já tenho um Suzuki Vitara, só que ele é 1998 e não consigo vendê-lo. Queria ficar com ele só porque meu marido tem uma lancha e precisa desse tipo de carro. O que devo fazer para não investir errado o dinheiro?

Ana Paula Marques"


Boa noite, Ana, como vai você?

Quando as pessoas estão com pouco dinheiro para investir, eu costumo recomendar opções de carros que servem para trabalhar e para a família, mas isso nunca é uma situação ideal. Digo isso porque você pode ter um problema e perder, de uma vez só, o meio de trabalho e de lazer, o que não é legal. Se você puder ter dois veículos, um para cada aplicação, é melhor.

Para transportar as caixas de livros, uma picape não é o veículo mais indicado. Isso porque a carga é frágil, sensível a umidade. Se chover, por melhor que seja a proteção, há o risco de molhar os livros. O melhor é um furgãozinho, barato, mesmo, como o Fiat Fiorino, que está na faixa dos R$ 35 mil. A VW Kombi, apesar de ser uma opção barata, não é uma que eu recomende por conta da segurança.

Também convém saber que quantidades de caixa você vai transportar. Se forem muitas, compensa pegar um furgão maior, no estilo Fiat Ducato. Um deles começa em R$ 70 mil, o que inviabiliza suas intenções.

Se você está pensando em comprar um carro novo capaz de rebocar uma lancha, realmente vai ter de esperar um pouco mais. A Suzuki voltou ao Brasil e vocês podem comprar um novo. O Grand Vitara começa em R$ 83 mil. O Jimny, em R$ 55 mil. Além deles, há o Jeep Cherokee Sport, por R$ 100 mil, e outros utilitários bons de rebocar coisas pesadas, mas sempre em uma faixa superior à que você quer pagar agora. O Jimny está abaixo (pouco), mas é pequeno. Se você tiver filhos, eles vão se apertar no banco de trás.

No seu caso, portanto, Ana, eu recomendo comprar um carro de trabalho, adequado a suas necessidades, e um para a família. Coloque seu Vitara para vender por um valor justo, mas só quando você tiver juntado o suficiente para dar entrada em um veículo que atenda a sua família da melhor maneira. Não se preocupe com esse negócio de IPI. Isso virou argumento de venda, mas sem sentido. Sempre haverá uma boa promoção à vista.

Espero tê-la ajudado.

Um abraço,

Gustavo