Sem vontade de ter um SLS AMG? Fique com o Gullwing original. Quase original

A mágica em torno das portas asa-de-gaivota e do carro mais frequentemente associado a elas, o Mercedes-Bens 300 SL, é enorme. Tão grande que a Mercedes-Benz até se decidiu a trazer uma espécie de nova geração do carro de volta à vida, sob o nome SLS AMG. Apesar de o novo carro ter sido apresentado apenas parcialmente, há muitos que ainda acharão que o Gullwing (asa-de-gaivota, em inglês) não tem substituto. Para estas pessoas, a Gullwing GmbH, de Heyda, na Alemanha, decidiu oferecer o próprio Gullwing. Bem, quase. A empresa criou uma fantástica réplica do carro. Olhe abaixo e tente dizer que não está diante de um 300 SL original.



Gullwing GmbH é a mesma empresa que produz o AC Cobra Mk VI para a AC Cars. Nós conseguimos encontrá-la por conta de nossa matéria sobre o futuro 300 SL Panamericana, escrita para o MotorTips, a versão em inglês do MotorDicas. Criado por Arturo Alonso sobre o Gullwing (é esse o nome desta réplica) produzida pela Gullwing GmbH, ele será uma homenagem ao modelo de corrida do Asa-de-Gaivota, fabricado em 1952. Apesar disso, as informações técnicas e dados de performance do carro de Alonso não eram muito precisos. Eles são muito melhores.

"O Gullwing traz o motor V8 mais moderno da Mercedes-Benz, com 5,5 litros e produzindo 405 cv em seu modelo básico", disse Jürgen Mohr, da Gullwing GmbH, ao MotorDicas. A bem da verdade, o motor não é só o mais moderno da Mercedes-Benz. Ele também traz outra assinatura de respeito: AMG. "Esse propulsor vem equipado com a caixa automática de sete marchas mais atual da linha (7G-TRONIC), dando a escolha ao motorista de trocar as marchas convencionalmente ou de selecioná-las por meio de borboletas atrás do volante."

Considerando que o carro original tinha um motor de seis cilindros em linha, 3 litros e 215 cv, a Gullwing teve um bocado de trabalho para fazer o carro suportar seu poderoso coração novo. "Estamos fabricando o Gullwing aqui na Alemanha, mas mudamos completamente o desenho do chassi e da suspensão do carro para fazer ele lidar bem com até 650 cv e torná-lo bom o suficiente para que quem o dirigir em uma pista de corrida sinta prazer com isso", disse Mohr. "Pusemos tanta energia no redesenvolvimento dos carros que só começamos agora com nossos esforços de marketing."

Esta versão do carro, com motor V8, custará 165 mil euros (R$ 470 mil e uns quebrados, pelo câmbio do dia), já com impostos e equipamentos extras incluídos. Em outras palavras o Gullwing terá ABS, ar-condicionado e outras amenidades do mundo moderno, como o sistema de som Becker Mexico. Ele parece ter saído dos anos 1950, mas oferece mais do que música de boa qualidade aos ocupantes do carro. Bluetooth, internet, comando de voz e navegação por GPS também estão no pacote.

Haverá apenas 30 unidades do carro à venda por ano, pelo menos por enquanto. "Faremos as vendas diretamente pela Gullwing GmbH pelos próximos três anos e eu serei o responsável por elas. A entrega tem demorado de 10 a 18 meses, no momento. Os carros são feitos apenas por encomenda, o que significa que cada carro é criado para atender aos anseios individuais de cada um de nossos clientes por todo o mundo. Esperamos um depósito de 50 mil euros (pouca coisa mais do que R$ 140 mil) na reserva, mas gostaríamos que as pessoas viessem nos visitar antes da compra para ter certeza de que os carros são construídos de acordo com o que elas esperam. Os carros podem ser avaliados em nossa fábrica, perto de Dresden, a duas horas de carro de Berlim", disse Mohr.

Se você gosta mais da versão conversível do 300 SL, a Roadster, ou quer um modelo mais baratinho da réplica, 2010 é seu ano. "Para o ano que vem teremos a versão com motor V6 de 3,5 litros e 320 cv." Será a mais próxima do modelo original, tendo em vista que a Mercedes-Benz não tem mais uma versão de motor a gasolina com seis cilindros em linha. "Este motor também pode ser acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades", completou Mohr.

Quando escrevemos sobre o 300 SL Panamericana, mencionamos que a Hooper & Co a fabricaria, mas a empresa britânica não está mais no comando desta operação. "A Hooper era a empresa que detinha os direitos do projeto Gullwing, que ela acabou nos vendendo", disse Mohr.

Se você está interessado em seu próprio Gullwing, entre em contato com a empresa pelo site oficial, www.gullwing-cars.de. Enquanto isso, dê uma olhada nas outras fotos dessa jóia mecânica. Se tivéssemos 165 mil euros sobrando...























Fonte: Gullwing GmbH