"Qual é a melhor opção de hatch médio do mercado, hoje?"

"Ruffo, solicito informações de qual a melhor compra. Estou pensando em comprar o Vectra GT ou o GT-X. Apesar de ter manutenção mais barata e ampla rede de assistência técnica, ainda estou na dúvida.

Existe o Hyundai i30, que ainda não entrou no mercado, porém vem com um excepcional pacote de beneficios, o Citroën C4, o Ford Focus, que não é flex, entre outros veículos do segmento que não foram citados. Qual é a melhor opção de compra? Troco agora ou aguardo mais alguns meses?

Agradeço desde já os esclarecimentos.

Joélsio Pompeo do Amaral
Chapecó, SC"


Como é que você está, Joélsio, tudo certo?

Para dar o conselho que você precisa, eu preciso sempre saber o que você espera do veículo que quer ter na garagem. Como as preocupações que você me passou são manutenção e rede de assistência, o carro mais indicado realmente parece ser o Vectra GT.



O problema que eu vejo neste carro é que, apesar da aparência moderna, ele tem um projeto antiquado, sobre uma plataforma com bastante tempo de mercado, o que acaba favorecendo a manutenção pelo tempo de mercado que a plataforma e as peças já têm. Por sorte, ele agora vem equipado com um motor 2-litros que pelo menos se equipara aos melhores do mercado. Sua mudança visual recente também deve lhe garantir um bom tempo de mercado sem alterações.

Outra boa opção com manutenção baixa (não por causa do valor ou da rede, mas pela tendência a dar menos problemas) é o Nissan Tiida, que agora vem com motor flex. O problema deste modelo é a rede pequena da Nissan e o motor com taxa de compressão muito baixa, o que tende a torná-lo um beberrão com álcool.



O Hyundai i30 deve atrair pela excelente relação custo/benefício e pelo desenho moderno, mas o carro, no exterior, existe desde 2007. Todo carro novo tem um ciclo de vida de cerca de seis anos. Na metade disso, ou seja, depois de três anos de mercado, ele muda. Em outras palavras, esse carro, no ano que vem, deve sofrer mudanças visuais. Podem não ser extensas, mas, como ele é importado, ele vai desvalorizar um bocado. Por isso ele está sendo trazido com um índice tão alto de equipamentos a um preço tão interessante. Só compensará para você se você ficar com ele por pelo menos três anos. Mesmo assim, com ressalvas.

Corre que os produtos Hyundai sofrem com a distribuição de peças, que demoram a ser importadas da Coreia do Sul. Como a garantia do carro é de cinco anos, você não pode recorrer a oficinas independentes durante esse período sob pena de perder a garantia. Assim, você, comprando este carro, estará amarrado à rede da marca até o fim da garantia. Se ele não lhe der dores de cabeça, tudo bem. Se der...




O novo Ford Focus é o modelo mais moderno do mercado e um dos mais recomendáveis, não fosse por seu câmbio automático de quatro marchas, que tira todo o bom desempenho do motor Duratec. Com câmbio manual, o carro sofre pela falta de opção flex, que chega até o final deste ano. Comprá-lo agora, portanto, só seria bom negócio com um desconto significativo (comprando um seminovo, por exemplo).



Além do Focus, um modelo moderno e bem equipado é o C4, mas ele sofre com a falta de qualidade de montagem e de acabamento dos veículos que a PSA fabrica na Argentina. Aliás, até os Peugeot e Citroën feitos no Brasil também enfrentam estes problemas, mas menos do que seus irmãos argentinos. Apesar de o C4 ter um dos melhores motores flex do mercado, seu funcionamento frio é um tanto irregular, o que pode irritar bastante seus proprietários.




Resumindo, espere pelo Ford Focus Flex. Se não quiser esperar, fique com o Vectra GT, mesmo, que o atenderá bem nos quesitos que você acha que são mais importantes.

Um abraço, e boa compra,

Gustavo