"Qual é a melhor moto pequena do mercado, hoje?"

"Olá, boa noite. Não sei se você pode me ajudar, já que minha dúvida é sobre motos.

Pois bem, pretendo adquirir uma 'motinho' só pra ir trabalhar. devo andar uns 20 km por dia com ela, somente em vias urbanas, com poucas ladeiras, e sem garupa.

Sou motorista consciente, ando com cautela e relativamente devagar. Estou pagando consórcio de uma Sundown Hunter 100, mas, baseado em opiniões de internautas que já adquiriram o veículo, ainda fico em dúvida quanto à qualidade da moto e à relação custo/benefício.

Ouço muito dizer que é difícil encontrar peças de reposição para as motos Sundown. Ainda tem a questão da atual crise mundial e os efeitos sobre a marca Sundown. Será que a marca sobrevive à crise?

Por gentileza, se puder me ajudar, desde já agradeço.

Jelson Fabres"


Como vai, Jelson, tudo certinho? Motos não são minha especialidade, mas acho que posso te ajudar, sim.

Como são os veículos mais acessíveis do mercado, as motos estão sofrendo um bocado com a falta de crédito, mas parece que a oferta de financiamentos está voltando ao normal. Com isso, a Sundown deve retomar as vendas. Em todo caso, tanto ela como todas as empresas que usam por base motos chinesas (seja importadas já inteiras ou montadas no Brasil) estão sofrendo com a qualidade baixa. Em sendo assim, talvez seja melhor pensar em um modelo mais tradicional.



Das motos pequenas do mercado atual, uma das mais recomendadas é a Yamaha Neo. Ela é valente no trânsito, econômica, confortável e pouco visada para roubo. Honestamente, seria a minha recomendação para você, especialmente se houver alguma concessionária da marca em sua cidade. Pelo menos os cromados dela não somem, como acontece com as chinesas.

Um abraço,

Gustavo