Tata Nano tem 203 mil reservas confirmadas; 610 mil compram formulários

Depois de um bocado de especulação, a Tata divulgou o que aconteceu durante o processo de reserva do Nano, o carro mais barato do mundo. Mais de 203 mil clientes pagaram integralmente pelo privilégio de ser um dos primeiros 100 mil a ter um destes carrinhos na garagem. Estes 203 mil candidatos estão entre as mais de 610 mil pessoas que compraram os formulários de reserva. A diferença é que elas foram até o fim. Qualquer um destes números dá a ideia exata do tamanho da demanda pelo Nano.



De todas as reservas, 70% foram financiadas. Diante de um quadro assim, a expectativas poderia ser de que a maior parte das encomendas seria para a versão mais barata do Nano, a Standard. Ledo engano. A versão Standard teve apenas 20% de interessados. A CX, intermediária, não se saiu muito melhor: 30%. Foi a versão LX, a mais sofisticada, a que teve mais reservas, ou 50% delas.

As entregas do carrinho indiano começam, por lá, depois do sorteio eletrônico que escolherá, dentre os 203 mil interessados efetivos, os 100 mil primeiros donos do Nano. Esperado para 60 dias depois do encerramento do processo de reservas, ele deve acontecer em 25 de junho. As entregas devem se estender até o final de 2010.

Deliveries will start after the computerised random selection is performed, in June 25, and will go on until the end of 2010, when the Sanand factory is ready.

Nano will have three versions in India: Standard, CX and LX. Standard, as the name states, will be the entry-level version. It will cost, in Pant Nagar, 112,735 rupees, or US$ 2,232.38, or a little above 1 lakh, or 100,000 rupees, or US$ 1,980.20, as promised. According to Tata, the car will cost 1 lakh when it leaves the factory, what, in our opinion, is not of much help for the final consumer. Anyway, Nano is still very cheap. For this vehicle, reservation price is 95,000 rupees, or US$ 1,881.19.

O Nano terá três versões, na Índia: Standard, CX e LX. O Standard, como o nome diz, é a versão de entrada. Custará, em Pant Nagar, 112.735 rúpias, pouco mais do que as 100 mil rúpias, ou 1 lakh, pelas quais a Tata prometeu oferecer o modelo. Segundo a Tata, o carro custará 1 lakh para as concessionárias, o que, em nossa opinião, refresca pouco. De todo modo, o carro continuará baratíssimo. Para essa versão, o preço de reserva era de 95 mil rúpias, pouco mais de R$ 4.000.

O Nano Standard oferece três opções de cores, bancos em um tom, apenas, e assento traseiro rebatível. Aliás, todas as unidades do Nano terão 3,10 m de comprimento, 1,50 m de largura, 1,65 m de altura e entreeixos de 2,23 m, com um motor de dois cilindros traseiro, de 624 cm³, casado com um câmbio manual de quatro marchas.

O motor gera 35 cv a 5.250 rpm e 48 Nm a 3.000 rpm, o que ajuda o carrinho de 600 kg a atingir uma velocidade máxima de 105 km/h e emitir apenas 101 g/km de CO2, com um consumo de combustível de 23,6 km/l. Com seu tanque de 15 l, o Nano tem uma autonomia de 354 km. A suspensão é independente nas quatro rodas, com McPherson na dianteira e braços arrastados atrás. As semelhanças com motocicletas chegam aos pneus, que têm medidas diferentes na dianteira e na traseira: 135/70 R12 na frente e 155/65 R12 atrás. A medida mais robusta atrás deve se dever à tração, traseira.

Não há discos de freio no carro mais barato do mundo, só tambores em todas as quatro rodas. Tendo em vista o peso e a velocidade máxima, ambos bem baixos, isso não deve ser preocupante no trânsito pesado das cidades indianas, mas pode causar superaquecimento nas estradas. Pode ser essa a razão para o período curto de garantia do Nano: 18 meses ou 24 mil km, o que acontecer primeiro.

A versão intermediária do Nano, a CX, pesa 615 kg e oferece cinco opções de cores (três sólidas e duas metálicas), tampa do compartimento do porta-malas, ventilador, aquecedor e ar-condicionado, um sistema que, em inglês, é chamado de HVAC (heating, ventilation and air-conditioning), bancos em duas cores, um assento traseiro rebatível com descansa-braço e, surpresa, servo-freio. Em outras palavras, qualquer um que reclame sobre a falta de ABS deveria tentar parar o Nano Standard sem ficar com a perna doendo em pouco tempo. Os preços do CX variam de 139,78 mil rúpias, ou mais ou menos R$ 6.200, a 160,32 mil rúpias, R$ 7.000 e uns quebrados. O preço para reservar a versão foi de 120 mil rúpias, ou pouco menos de R$ 5.400.

O Nano topo de linha, chamado de LX, pesa 635 kg e traz tudo que o CX oferece mais bancos de tecido, trava elétrica, vidros dianteiros elétricos, partes externas do carro pintadas na cor da carroceria, três opções de cores, todas metálicas, faróis de neblina, hodômetro digital, porta-copos no console central, saída de 12V e spoiler traseiro. Os preços para a versão LX vão de 170.335 rúpias a 185.375 rúpias, entre de R$ 7.500 e R$ 8.300. O preço de reserva para ela era de 140 mil rúpias, cerca de R$ 6.200.




Fonte: Tata