O novo Renault Mégane III foi apresentado esta semana e levamos algum tempo para escrever a respeito dele, mas a razão é mais do que justa. Além das fotos oficiais, que já havíamos publicado quando elas vazaram na internet, também queríamos mostrar a vocês o vídeo, o que deu um trabalho considerável devido ao tamanho do danado. Em todo caso, o esforço valeu a pena, como vocês podem comprovar abaixo.
O novo hatch médio da Renault tem 4,30 m de comprimento e 2,64 m de entreeixos. As medidas restantes ainda não foram divulgadas, mas devem estar disponíveis logo após a coletiva de imprensa na qual o carro será apresentado, no Salão de Paris.
Segundo a marca francesa, em 2010 a família do Novo Mégane, nome oficial do hatch, terá seis membros. A Renault não antecipa nenhum deles, mas pode apostar que são os seguintes: a Scénic (minivan), sedã, perua, cupê-cabriolet e os hatches de três e cinco portas.
A empresa não menciona os planos internacionais para o carro, mas é certo que eles incluem o Brasil. O segmento de hatches médios é importante e está em crescimento. Como o modelo atual do Mégane hatch é um tanto "controverso", para dizer o mínimo, a marca preferiu não trazê-lo ao Brasil. É um risco que, com o novo carro, a Renault não corre, uma vez que ele é muito mais convencional e, não por isso, bonito. Para os mercados não-europeus a Renault diz que o Mégane será ajustado às realidades, um eufemismo para as versões mais peladas que serão vendidas em mercados emergentes, como o nosso.
No Velho Continente o carro terá sete motores a diesel e cinco a gasolina, entre eles os 1,6-litro e o 2-litros já usados no Brasil, ainda que com alguns melhoramentos que, espera-se, também chegarão aos motores vendidos aqui. Que a espera pelo novo carro seja curta.
Fonte: Renault