O que o Qazana e o Duster têm em comum? Mais do que você poderia supor

Dê uma boa olhada nos dois carros abaixo e responda: o que o Nissan Qazana e o Dacia Duster, duas das maiores atrações do Salão de Genebra deste ano, têm em comum?




Se você acha que eles não têm nada a ver um com o outro, está bem enganado. Eles têm. Apesar de suas versões de produção em série serem provavelmente muito diferentes, eles devem ser muito semelhantes se vistos por baixo, uma vez que devem dividir a mesma plataforma, a B0.

A plataforma B0 é uma versão simplificada da plataforma B, a mesma usada pelo Renault Modus e o Nissan Tiida. Em outras palavras, as duas plataformas podem ser construídas em uma mesma fábrica com pequenas diferenças (reforços estruturais a mais, segundo a Nissan), tão pequenas que apenas um especialista seria capaz de diferenciar uma da outra.

É por isso que a Nissan Livina foi recentemente apresentada no Brasil, país onde já são fabricados o Logan e o Sandero, ambos sob o emblema da Renault. Como a Nissan ainda não tinha um carro de passeio brasileiro, só uma picape, a Frontier, ela aproveitou o fato de a plataforma B0 ser usada no Brasil e construiu aqui seu primeiro carro. Que não será o último.

O Dacia Duster foi bastante esperado porque ele antecipa o utilitário pequeno que será produzido e provavelmente lançado primeiro no Brasil, como aconteceu com o Sandero. Isso se deve ao fato de a Ford ter sido a primeira empresa a oferecer um utilitário compacto no Brasil, o EcoSport. Ele usa a plataforma do Fiesta vendido no país e vende como pãozinho quente por ser a única opção do segmento em uma faixa de preço mais acessível. A Renault claramente quer uma fatia deste mercado. Aparentemente, a Nissan também.

Como a versão de produção em série do Duster deve ser feita no Brasil, o Qazana também pode ser feito aqui. Seria algo fácil e rápido de fazer, oferecendo um carro que se encaixa perfeitamente em um segmento de mercado que não pára de crescer. E faz isso em um dos únicos mercados automotivos do mundo a não ser tão duramente atingidos pela crise financeira mundial. Não é um raciocínio maravilhoso, para a Nissan?

Os dois veículos têm medidas bastante diferentes, o que pode dar a impressão de que eles não dividem a plataforma. O Duster tem 4,25 m de comprimento, 1,50 m de altura, 1,64 de largura e um entreeixos de 2,80 m. O Qazana, por outro lado, tem 4,06 m de comprimento, 1,57 m de altura, 1,78 m de largura e um entreeixos de 2,53 m. Algumas revistas dizem que ele usará a futura plataforma A, que será aplicada à nova geração do Nissan Micra, mas considerando que o Micra atual usa a plataforma B, mantemos nossa aposta de que o Duster e o Qazana terão a mesma plataforma. Podemos estar errados, mas não achamos que estamos.

Continue a comparar os dois carros abaixo. Eles podem parecer bem diferentes, mas certamente serão gêmeos siameses. Onde um for, o outro também estará.
















Fonte: Nissan e Renault