"Quero comprar uma minivan compacta e gosto da Meriva. O que vocês me recomendam?"

“Bom dia. Gostaria de solicitar a sincera opinião de vocês em relação à Meriva 1.4. Hoje possuo um Honda Fit 2004, mas sempre tive a vontade de adquirir uma Meriva e, como utilizo muito o meu carro para trabalhar, para mim seria ideal um modelo 1.4, visto que me atenderia tanto para o trabalho como para pequenas viagens.

Além da opinião de vocês, que de fato para mim é de grande importância, gostaria de saber qual a melhor escolha: Meriva Joy 1.4 com airbags dianteiros e ABS ou Meriva Maxx 1.4? O preço das duas se equipara, é aproximadamente R$ 46 mil (veículos 0 km).

Fico com medo de comprar uma Meriva e o novo modelo que será lançado na Europa (ou EUA) agora em 2009 dificultar uma possível venda no futuro (talvez nos próximos 3 anos). Desta forma, gostaria de sugestões de outros carros que poderia comprar por um valor aproximado ao acima citado.

Aguardo sua opinião e aproveito para parabenizá-los pelo trabalho prestado a nós, internautas. Um grande abraço a todos e tenham a continuação de uma ótima semana de trabalho.

Georges Jabrine”


Boa noite, Georges, como você está?

Seu Fit 2004 deve ser 1,4-litro, certo? Se não for, tem um motor ainda melhor, 1,5-litro. Pergunto porque, quando você fala que um motor 1,4-litro seria ideal para você, a idéia que passa é que não quer um veículo com motor menor do que isso. A questão é que o Meriva tem motor maior, 1,8-litro, que anda mais, mas é também mais gastão.

A Meriva 1,4-litro anda direitinho, mas é considerada "manca", ou seja, com desempenho ruim, por algumas pessoas que já tiveram a chance de dirigi-la carregada. O ideal, portanto, seria ter uma minivan com motor maior.

Nessa faixa de valor que você cita, a melhor opção do mercado é um lançamento. Trata-se da nova Nissan Livina, que está com preço exatamente nesse patamar de preço. Leia mais sobre ele, o Nissan Livina, aqui.



Para resumir a história, trata-se de uma minivan média, com preço de compacta. O motor é um 1,6-litro flexível em combustível que reage superbem aos comandos do acelerador e o espaço interno é invejável. Se tiver tempo, vá a uma concessionária Nissan para ver o carro.

Se você preferir a Chevrolet Meriva, prefira o modelo mais completo, a Maxx. Mais por uma questão de preço e valorização do que propriamente pelo conteúdo. Como eu sempre falo por aqui, prefira carros vendidos com versões já equipadas de série, nunca um modelo pelado recheado de opcionais. Na hora da revenda, o valor de mercado será estimado com base no que o veículo traz de série.

Com relação a desvalorização, não se preocupe, infelizmente, com o modelo europeu da Meriva, de segunda geração. Ele não deve ser vendido no Brasil. O que pode acontecer é o novo Viva dar origem a uma nova minivan. Aliás, isso é quase certo, mas não se sabe quando ele será colocado à venda. O hatch deve ser lançado no segundo semestre deste ano. Com base nele serão feitos cinco derivados. Picape, sedã e um crossover já são dados como certos. Falta definir que outros dois modelos serão fabricados com base no hatch. Um modelo de três portas e uma minivan são as apostas mais certas.

Reforçando, Georges, vá conhecer a Livina nas concessionárias da Nissan. Essa pode ser uma excelente opção para você. Optando pela Meriva, fique com a Maxx, que tende a desvalorizar menos.

Um abraço, e boa compra,

Gustavo