A maioria dos carros criados para o povo levaram muito tempo para ser apresentados, talvez uma compensação pelo longo tempo em que eles ficaram no mercado. O VW Fusca e o Citroën 2CV são dois bons exemplos disto. Um exemplo recente é o Tata Nano, que foi oficialmente apresentado em janeiro de 2008 e só começará a ser vendido em abril deste ano. As entregas, por sua vez, só começam em julho, não antes de um complicado processo de reserva ser efetuado.
Considerando que a fábrica dedicada à produção do Nano, em Sanand, no Estado indiano de Gujarat, só estará pronta em 2010, a produção feita em outras unidades da Tata não deve atender à altíssima demanda pelo carro mais barato do mundo. É por isso que a empresa decidiu criar um sistema de reservas para o Nano. Em outras palavras, qualquer um interessado em ser um dos primeiros donos do carrinho terá de pagar adiantado pelo privilégio.
O Nano terá três versões, na Índia: Standard, CX e LX. O Standard, como o nome diz, é a versão de entrada. Custará, em Pant Nagar, 112.735 rúpias, pouco mais do que as 100 mil rúpias, ou 1 lakh, pelas quais a Tata prometeu oferecer o modelo. Segundo a Tata, o carro custará 1 lakh para as concessionárias, o que, em nossa opinião, refresca pouco. De todo modo, o carro continuará baratíssimo. Para essa versão, o preço de reserva será de 95 mil rúpias, ou R$ 4.232,11, ao câmbio de hoje.
O Nano Standard oferece três opções de cores, bancos em um tom, apenas, e assento traseiro rebatível. Aliás, todas as unidades do Nano terão 3,10 m de comprimento, 1,50 m de largura, 1,65 m de altura e entreeixos de 2,23 m, com um motor de dois cilindros traseiro, de 624 cm³, casado com um câmbio manual de quatro marchas.
O motor gera 35 cv a 5.250 rpm e 48 Nm a 3.000 rpm, o que ajuda o carrinho de 600 kg a atingir uma velocidade máxima de 105 km/h e emitir apenas 101 g/km de CO2, com um consumo de combustível de 23,6 km/l. Com seu tanque de 15 l, o Nano tem uma autonomia de 354 km. A suspensão é independente nas quatro rodas, com McPherson na dianteira e braços arrastados atrás. As semelhanças com motocicletas chegam aos pneus, que têm medidas diferentes na dianteira e na traseira: 135/70 R12 na frente e 155/65 R12 atrás. A medida mais robusta atrás deve se dever à tração, traseira.
Não há discos de freio no carro mais barato do mundo, só tambores em todas as quatro rodas. Tendo em vista o peso e a velocidade máxima, ambos bem baixos, isso não deve ser preocupante no trânsito pesado das cidades indianas, mas pode causar superaquecimento nas estradas. Pode ser essa a razão para o período curto de garantia do Nano: 18 meses ou 24 mil km, o que acontecer primeiro.
A versão intermediária do Nano, a CX, pesa 615 kg e oferece cinco opções de cores (três sólidas e duas metálicas), tampa do compartimento do porta-malas, ventilador, aquecedor e ar-condicionado, um sistema que, em inglês, é chamado de HVAC (heating, ventilation and air-conditioning), bancos em duas cores, um assento traseiro rebatível com descansa-braço e, surpresa, servo-freio. Em outras palavras, qualquer um que reclame sobre a falta de ABS deveria tentar parar o Nano Standard sem ficar com a perna doendo em pouco tempo. Os preços do CX variam de 139,78 mil rúpias, ou R$ 6.226,99, a 160,32 mil rúpias, ou R$ 7.142,01. O preço para reservar a versão é de 120 mil rúpias, ou R$ 5.345,83.
O Nano topo de linha, chamado de LX, pesa 635 kg e traz tudo que o CX oferece mais bancos de tecido, trava elétrica, vidros dianteiros elétricos, partes externas do carro pintadas na cor da carroceria, três opções de cores, todas metálicas, faróis de neblina, hodômetro digital, porta-copos no console central, saída de 12V e spoiler traseiro. Os preços para a versão LX vão de 170.335 rúpias a 185.375 rúpias, ou de R$ 7.588,17 a R$ 8.258,18. O preço de reserva para ela será de 140 mil rúpias, ou R$ 6.236,80.
O sistema de reservas para o Nano começa em 9 de abril e vai até 25 de abril. Ele vai funcionar com a ajuda do State Bank of India, o segundo maior banco do mundo em número de agências. Os formulários de reserva serão vendidos nas agências do banco, em concessionárias da Tata e em outros estabelecimentos do grupo, num total de 30 mil pontos de venda em mil cidades indianas. O preço do formulário é 300 rúpias, ou R$ 13,36. Nos 15 bancos credenciados pela Tata, qualquer um interessado em financiar o preço de reserva do Nano poderá fazer isso pagando uma entrada mínima de 2.999 rúpias, ou R$ 133,61.
Um sorteio eletrônico será feito 60 dias depois do encerramento das inscrições para a reserva do Nano, algo que a Tata chama de "primeira fase" das vendas do carrinho. Nela serão entregues as primeiras 100 mil unidades do carro. As entregas começam em julho deste ano.
As pessoas que não forem selecionadas para fazer parte da primeira fase de vendas do Nano poderão continuar na fila para comprar o seu ou receber seu dinheiro de volta. Quem escolher pegar de volta o que pagou na reserva do carro não receberá juros. Quem optar por esperar sua unidade do Nano terá um rendimento de 8,5% se esperar até dois anos pelo carrinho. Se a espera for de mais de dois anos, o rendimento será de 8,75%. Pelo período todo, aparentemente.
Quando a fábrica de Sanand estiver pronta, ela será capaz de produzir 350 mil veículos por ano. Considerando que a demanda pelo carro mais barato do mundo deve ser alta, isso pode não ser suficiente.
Fonte: Tata