"Que veículo seria um bom substituto para meu Chevrolet Tracker?"

"Prezado sr. Gustavo H. Ruffo, bom dia. Tomei a liberdade de escrever-lhe porque gostaria de sua opinião a respeito do automóvel Captiva de quatro cilindros. Possuo um Tracker novo (é o quinto), com incrível estabilidade e excelente custo/benefício.

Conheci o Captiva de seis cilindros e senti pouca estabilidade em curvas, saía
de frente tanto o modelo com tração dianteira somente quanto o 4x4. Então gostaria de saber o que o sr. acha do modelo de quatro cilindros em relação à estabilidade e também ao consumo, já que a Tracker é econômica.

E preciso que o sr. me explique, por gentileza, o que é o recurso de controle de tração. Este carro pode subir terrenos com muito barro, como tenho em minha
fazenda, considerando que ele tem somente tração dianteira?

Pergunto porque a Tracker é um cabrito montês e eu não gostaria de perder
essa segurança que tenho para terrenos escorregadios.

Agradeço muito a sua atenção.

Cordialmente,

Adelmar Bräscher"


Como você está, Adelmar? Permita-me tratá-lo de um modo menos formal e, precisando voltar a me procurar, fique à vontade para me chamar simplesmente de "você".

Você está buscando um bom substituto para seu Chevrolet Tracker. Com relação a isso, não haverá nenhum sistema eletrônico que consiga substituir o bom curso de suspensão, a tração nas quatro rodas e a caixa de redução.

É por isso que o Captiva não é um bom veículo para o que você precisa. Ele é mais puxado para um automóvel do que para um utilitário de verdade. O V6 é realmente desequilibrado. Sai de frente muito mais do que deveria, algo que eu também já tive a chance de sentir. Nisso, o motor de quatro cilindros, bem mais leve, é mais adequado.

O controle de tração serve para situações de asfalto. Ele transfere o torque das rodas que estão sem tração para aquelas que estão em contato com o solo. Quando um carro com esse sistema é colocado em um terreno escorregadio, ele não sai do lugar. Bons veículos para o fora-de-estrada têm bloqueio de diferencial, que distribui a tração de modo igual pelas rodas e fazem o veículo tracionar mesmo nas condições mais adversas.

Se você precisa trocar seu Tracker por um outro veículo, não há boas opções na linha GM. AS escolhas mais em conta são o Troller T4, o Suzuki Grand Vitara e o Mitsubishi Pajero TR4. Avalie-os. O T4 é a única opção a diesel. Grand Vitara e TR4 são a gasolina, com este último movido também à álcool. Muito em breve chegará ao mercado o TAC Stark, que também promete ser um excelente jipe.

O problema de todas essas opções é que eles têm preço muito acima do do Tracker. Em todo caso, são estes os cabritos monteses do mercado, além do Land Rover Defender importado do Reino Unido (a um preço bastante alto). Faça o test-drive destas opções e escolha a que for melhor para você. Se ainda tiver dúvida, volte a me procurar.

Um abraço, e boa escolha,

Gustavo