Levou mais tempo do que esperávamos, mas finalmente aqui está a sexta geração do VW Golf GTI, um carro que é capaz de atingir a velocidade máxima de 240 km/h e que vai de 0 a 100 km/h em 6,9 s.
O novo Golf GTI tem 4,21 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,47 m de altura e pesa 1.318 kg (1.339 kg com a transmissão DSG). Ele é movido pelo motor 2-litros TSI, capaz de gerar 210 cv a 5.300 rpm e 280 Nm a 1.700 rpm. As rodas de aro 18" que foram usadas no carro-conceito que apresentou o GTI deram lugar a rodas de aro 17" calçadas com pneus 225/45 R17.
A sexta geração do Golf GTI continua a ser um carro de tração dianteira, agora comandado por um câmbio manual de seis marchas que pode ser trocado pela transmissão DSG, uma caixa manual automatizada de dupla embreagem. O carro conta ainda com a ajuda de um diferencial de deslizamento limitado eletronicamente controlado, o XDS, além do sistema DCC (Dynamic Chassis Control, ou controle dinâmico do chassi), que tem amortecedores e sistema de direção reguláveis de acordo com cada situação. O comando, eletrônico, tem três ajustes: Normal, Sport e Comfort. São, como se vê, autoexplicativos.
O novo Golf GTI VI também é um dos mais seguros da história, com sete airbags (incluindo um para os joelhos do motorista) e o ACC, ou Adaptive Cruise Control, algo como controlador de velocidade adaptativo, um equipamento que controla a distância segura para o carro da frente quando acionado com a ajuda de sensores.
Ao Brasil, que perdeu no começo deste ano a versão GTI do Golf 4,5, o que deve chegar é uma versão hatch do NMS, ou New Medium Sedan, um sedã que está sendo desenvolvido para os EUA e que é bem mais simples de fabricar que o Golf VI. Esperamos que ele tenha uma versão esportiva. E que ela seja tão interessante quanto a do modelo europeu. Não dizem que quem espera sempre alcança? Pois é...
Fonte: Volkswagen