"Que carro abaixo de R$ 100 mil é espaçoso no banco de trás?"

“Olá, Gustavo. Há algum tempo não posso dirigir e contratei um motorista. Tenho um Toyota Corolla 2002 que nunca quebrou, e agora quero trocar de carro, mas achei o novo modelo do Corolla menor internamente, pois como ando no banco traseiro, o mais importante para mim é conforto e espaço. Gostaria de uma dica: que carro comprar abaixo de R$ 100 mil? Obrigada.

Abraços,

Patricia Lopes”


Como vai, Patricia, tudo certo? Espero que sim.



Permita-me corrigir uma impressão sua. Posso te dizer, sem medo de errar, que o Corolla novo é mais confortável no banco de trás do que o modelo anterior. Quando fiz a reportagem sobre o carro, eu comentei que ele tinha a mesma plataforma do que saiu de linha e a engenharia da Toyota colocou os dois modelos, um ao lado do outro, para que eu pudesse perceber as diferenças. Tenho 1,85 m, ou seja, não é em qualquer veículo que eu me acomodo bem no banco de trás. No Corolla novo, há muito mais espaço para minhas pernas e para minha cabeça do que no anterior. Confira o carro de novo, vale o repeteco.

Apesar de mais confortável, o Corolla novo não é maior do que o antigo. O entreeixos é exatamente o mesmo, de 2,60 m. Com o mesmo entreeixos, chegou ao mercado um modelo extremamente confortável nos bancos de trás, o Nissan Livina. E o preço é mais baixo do que o do Corolla, vale conferir.



Imaginando que você prefira os sedãs, como demonstra pela escolha do Corolla, você deveria pensar em três modelos abaixo dos R$ 100 mil: Honda Accord, VW Jetta e Ford Fusion.

Destes três, o Ford Fusion é um no qual você conseguirá um preço excelente porque ele está para ser substituído por um modelo novo, recém-apresentado nos EUA e prestes a chegar por aqui. O modelo ainda à venda tem espaço de sobra no banco de trás. Apesar de você conseguir comprá-lo com um bom desconto, a tendência é que ele desvalorize bastante.



O VW Jetta também vive seus últimos momentos no exterior. Derivado do Golf, ele deve ter um sucessor apresentado muito em breve. É um excelente automóvel, vale a pena colocá-lo entre suas opções.

O que menos tende a desvalorizar é o Accord. Ele foi apresentado há pouco tempo e é um veículo espaçoso e reconhecido por sua confiabilidade mecânica.

Se você quisesse continuar na Toyota, o Camry poderia ser uma boa opção, mas ele passa dos R$ 100 mil. Se você pudesse extrapolar o orçamento, minha recomendação seria o Chevrolet Omega, um sedã grande extremamente espaçoso no banco de trás e oferecido a um preço que, considerando o que ele oferece, é uma pechincha.

Boa sorte em sua compra, Patricia. Precisando de mais alguma dica, avise.

Um abraço,

Gustavo