Quem construirá o Gordon Murray Design T.25?

Quando você vir as imagens abaixo, poderá achar que se trata de uma piada, mas pode não haver nada mais sério no mundo automotivo hoje do que essa idéia. A primeira imagem deste tópico é a única oficial de pelo menos uma parte do Gordon Murray Design T.25, um microcarro que promete não apenas tornar os automóveis em um meio reconhecidamente racional de transporte, mas também transformar a produção de carros em algo menor, mais barato e mais ecologicamente correto.



O sistema de produção criado por Gordon Murray, o pai de máquinas como o McLaren F1, é chamado de iStream. Ele consiste de um método de montagem mais simples e flexível, que poderia reduzir o tamanho de uma fábrica de carros para 20% do que são as atualmente em atividade. Os investimentos, consequentemente, também seriam de 20% do que se gasta hoje com fábricas. Ou até menos, considerando que numa mesma fábrica podem ser montados diversos modelos diferentes.

Os benefícios do iStream não seriam só financeiros, mas também ambientais, uma vez que as emissões de carbobo cairiam significativamente. Estamos certos de que, se essa não fosse uma grande ideia, a empresa não a chamaria de um dos passos mais importantes na produção de carros depois de Henry Ford ter criado a linha de produção. Soaria pretensioso demais.

Antes mesmo de o sistema de produção iStream ser colocado à venda, Gordon Murray já foi procurado por 15 potenciais clientes de 12 países diferentes. Entramos em contato com a Gordon Murray Design para saber se alguma delas seria brasileira, mas ainda não obtivemos resposta. Um sistema assim ajudaria o Brasil a iniciar o desenvolvimento de uma fábrica de automóveis genuinamente nacional, algo que poderíamos ter se a Gurgel tivesse tido o apoio necessário. Até porque o iStream permitirá que mesmo empresas que nunca construíram carros entrem nesse ramo de atividade.

Veja abaixo todas as vantagens que o T.25 e o iStream dizem oferecer. Se você acredita que nenhum outro carro pode ser tão extraordinário quanto o McLaren F1, você deveria dar crédito ao que as imagens revelam. Elas foram pensadas pelo cara que fez sonhos automotivos virarem realidade.

















Fonte: Gordon Murray Design