Quem conhece o Tesla Roadster deve achar que carros totalmente elétricos e práticos para o dia-a-dia não devem ser possíveis. Só esportivos. Se não fosse assim, é possível que a Fisker e a GM não apostariam em sistemas de extensão de autonomia com motores a combustão, como fizeram respectivamente com o Karma e com o Volt. O caso é que a própria Tesla resolveu desmentir essa crença e apresentou em Hawthorne, na Califórnia, o Model S. Quando começar a ser vendido, em 2011, ele será o primeiro sedã elétrico realmente prático do mundo. Poderá, por exemplo, percorrer até 483 km só com a carga de suas baterias, sem auxílios externos. E isso é só o começo.
O Model S custaria US$ 57,9 mil, coisa de R$ 130 mil, ao câmbio de hoje, não fosse uma ajudinha do governo norte-americano, que banca US$ 7.500 (quase R$ 17 mil) em impostos federais. Com isso, o preço do carro vai a US$ 49,9 mil, pouco menos de R$ 112 mil. Por esse preço, básico, o carro poderá percorrer 258 km com plena carga de suas baterias. O pacote de 483 km (com 8.000 baterias) e o intermediário, de 370 km, são os únicos opcionais do carro até agora.
Bom desempenho, por outro lado, vem de série. O Model S atinge a máxima de 193 km/h, limitada eletronicamente para poupar as baterias, e vai de 0 a 97 km/h em 5,6 s. Tudo isso em um veículo de 4,98 m de comprimento, com um entreeixos de 2,96 m, 1.735 kg e a capacidade de levar cinco adultos e duas crianças em bancos reversíveis no porta-malas. E as malas, você poderá perguntar, quem porta? Elas irão bem acomodadas sob o capô do sedã. Lembre-se: este é um veículo elétrico, não há necessidade de um motor dianteiro. Não se sabe onde o do Model S vai instalado, mas acreditamos que é no eixo traseiro. Como ele conta com uma transmissão de uma marcha só, sobra espaço para passageiros, carga e baterias.
Se você conseguir comprar um modelo básico em 2011 e precisar viajar para mais longe do que 258 km, tudo que terá de fazer será alugar o pacote de baterias de longa distância (483 km). E se você gostar de estrada e quiser ir além de 483 km? A Tesla está planejando ter postos de troca de bateria nos quais, em vez de carregar um tanque de combustível, você troca suas baterias descarregadas por outras, com carga cheia. O tempo máximo de troca seria de 8 minutos, quase o mesmo tempo que leva encher o tanque de um veículo comum. Ou até menos, dependendo da fila na bomba...
Se você não gostar da ideia de trocar suas baterias, você pode carregar as que já tem no carro em tomadas de 110V, 220V ou 440V. Nas de 440V, o tempo de recarga é de apenas 45 minutos. Nas de 220V, ele chega a ser de quatro horas.
Se você ouvir falar de algo com 17" no Model S, esteja certo: não estaremos falando das rodas, mas sim da tela principal de informações do carro. O Model S não tem botões, apenas uma tela sensível ao toque. As rodas são de aro 21", com pneus 245/35 ZR21 na frente e 285/30 ZR21 atrás. É uma pena que o carro demorará tanto a chegar às ruas, mas a Tesla já está aceitando encomendas. É uma forma de financiar a fábrica que ela fará para o carro, na Califórnia. A empresa espera montar 20 mil unidades até o final de 2011.
Fonte: AutoblogGreen